Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aquário redondo - "GLOBO DE VIDRO".



O “globo de vidro” são, tal como o nome indica, globos de vidro para decoração onde durante muitos anos têm se vendi como pequenos aquários para peixes de água fria, dos quais são mais conhecidos os “peixes dourados” ou Kinguios, carpas, orandas, telecópios ou cometas, que podem atingir grandes tamanhos, podendo ir dos 20 cm aos 100 cm.
Pode-se encontrar no mercado vários tamanhos de “globos de vidro”, desde os 0,5L, e raramente ultrapassando os 50 l...
Na prática de um iniciante na aquariofilia ao adquirir um globo e um peixe para o mesmo, pensa-se que está a fazer uma coisa normal pois vê-se muito na televisão e mesmo nas lojas de animais. Essa prática é errada, pois está a “sufocar” o seu habitante uma vez que o espaço é reduzido, igualizando a uma pessoa viver num T0, é habitável mas não se consegue grandes condições de vida para o habitante.
Uma grande infelicidade é na realidade a falta de esclarecimento em relação a este assunto, pois grande número de lojistas vende estes globos como se fossem apropriados para os peixes, o que na realidade não é. Existe grandes factores que levam a crer esta realidade de que os globos não são indicados:

- Promove um crescimento deficiente nos habitantes;
- Promove stress ao habitante devido às vibrações;
- Existe registos de cegueira nos habitantes;
- Suja-se rapidamente devido a geralmente não terem filtragem; (Normalmente se forem aquários grandes ou alguns até mesmo pequenos o têm )
- Falta de oxigenação.

Visto estes pontos negativos na aquisição de um globo, tirando o preço bastante acessível, qual será o ponto positivo nos mesmos?
Coloque sempre esta questão antes de adquirir esta “espécie” de “aquário”, pois irá estar a decidir uma vida.
Existe relatos de histórias em que pessoas conseguiram manter espécies dentro de globos por vários anos, apesar dos pontos negativos causarem uma redução na esperança de vida do habitante, sentem-se felizes por o terem conseguido. Mas será que os seus habitantes eram felizes naquelas condições apertadas, de água com parâmetros oscilantes?
Esperamos que cada vez mais o número de aquisições destes globos e tentativas de venda pela parte dos lojistas vá diminuindo ao longo dos tempos, pois irão estar a salvar a vida de um peixe que poderia ter um melhor ambiente para viver.

Autoria de: Hugo Marques Feiohugo feio

Todos os direitos reservados

2 comentários: